The Possibility of an Escape – 2012


Exposição individual de João Paulo Serafim no CAAA – Centro para os Assuntos da Arte e Arquitectura

Inauguração / Opening
14 de Julho às 18h00

15.07-29.07.2012 (14:30-19:00)

O vídeo de João Paulo Serafim “A Possibilidade de uma Fuga” é apresentado na galeria #3 do CAAA (Centro para os Assuntos da Arte e Arquitectura) em Guimarães, Capital Europeia da Cultura 2012

Transpondo as fronteiras da fotografia e do plano bi-dimensional, o artista integra o espaço, a dança e a imagem em movimento para criar um diálogo entre campos artísticos e media diferentes. Através do registo vídeo, João Paulo Serafim cruza as artes plásticas, a criação teatral a dança e o cinema. Nesta versão do vídeo que já fora apresentado em 2011 no espectáculo « Fuga sem fim » o artista põe em causa a habitual narrativa ligada ao cinema e através de sucessão de planos, da dupla projecção e da repetição aliada a aleatoridade, cria uma atmosfera performativa e infinita.

Um longo corredor, como se de um ponto de fuga se tratasse, é central nesta obra, um arquivo com estantes repletas de caixas arquivadoras e livros de registo –aparentemente – marca o nosso campo de visão e a acção que nele se desenvolve. A cenografia e a coreografia que aqui acontecem e interagem, propõem levar-nos a questionar, de uma forma poética e súbtil, a nossa relação com a memória e o registo da memória colectiva, temáticas também centrais na obra do artista.

Curadoria : Projectomap

Local / Place

CAAA – Centro para os Assuntos da Arte e Arquitectura
Rua Padre Augusto Borges de Sá,
4810-523 Guimarães, Portugal
google maps
geral@centroaaa.org
www.centroaaa.org
253 088 875