Convite-MeA_web HABITAR A COLECÇÃO 27 MAR | 18 MAI de 2014 com | with Ana Martins, Ana Pérez-Quiroga, Ana Vieira, Carla Cabanas, João Queiroz, João Paulo Serafim, Jorge Queiroz, Luciana Fina, Julião Sarmento, Sara & André comissariado por | curated by Colectivo de Curadores O Colectivo de Curadores, em colaboração com a Casa-Museu Medeiros e Almeida, tem muito gosto em convidar para a inauguração dia 27 de Março de 2014 pelas 18:30h da exposição colectiva “Habitar a Colecção”, apresentando também a nova versão da plataforma www.projectomap.net – Mapa de Artistas de Portugal. http://www.casa-museumedeirosealmeida.pt/ “Habitar a Colecção” é um projecto curatorial que cruza o presente e o passado, criando um diálogo surpreendente entre arte contemporânea e o universo pessoal de António Medeiros de Almeida, nos espaços da sua colecção, outrora sua residência por mais de 30 anos. A exposição, desenvolvida no âmbito do ProjectoMap – Mapa de Artistas de Portugal, apresenta obras dos artistas Ana Martins, Ana Pérez-Quiroga, Ana Vieira, Carla Cabanas, João Queiroz, João Paulo Serafim, Jorge Queiroz, Luciana Fina, Julião Sarmento e da dupla Sara e André. Patente até dia 18 de Maio de 2014 será complementada com uma série de visitas guiadas e encontros com os artistas. No próprio dia 27 de Março será ainda apresentada a nova versão da plataforma online projectomap.net – projecto inédito de pesquisa e divulgação da arte contemporânea, que acolhe hoje mais de 160 artistas contemporâneos activos em Portugal. O site, acessível desde 2011, proporciona uma nova secção dedicada às visitas de atelier de artista realizadas nos últimos três anos pelo Colectivo de Curadores, e mostra imagens do espaço de trabalho dos artistas e excertos da entrevista realizada durante as visitas. Esta nova secção da plataforma permite um olhar privilegiado sobre um espaço muitas vezes privado e inacessível, epicentro das práticas de criação dos artistas do ProjectoMap.

Expo Arquivos secretos

Exposição colectiva “Arquivo Secretos” no Arquivo Fotográfico da Câmara Municipal de Lisboa
Patente ao público de 12 outubro a 30 novembro 2012

O Arquivo Municipal de Lisboa – Fotográfico entendeu ser a altura adequada para pôr à vista de todos muito do que, sem ser secreto, se tem mantido desconhecido da população.

Com o sentimento de que a história arquivada de pouco serve se a sua existência não for conhecida e ainda com a ideia, peregrina para muitos, de que a tradição ainda deve ser o que sempre foi, tem em mostra pública uma exposição a que chamou “Arquivos Secretos” e que mostra, através da visão de 18 artistas plásticos, muito do que historiadores, cientistas ou simplesmente o público interessado, podem encontrar de extraordinário no imenso espaço de arquivos espalhado pelos vários locais ocupados pelo Arquivo Municipal.

Inauguração da Exposição “Arquivos Secretos” from Câmara Municipal de Lisboa on Vimeo.

Exposição individual de João Paulo Serafim no CAAA – Centro para os Assuntos da Arte e Arquitectura

Inauguração / Opening
14 de Julho às 18h00

15.07-29.07.2012 (14:30-19:00)

O vídeo de João Paulo Serafim “A Possibilidade de uma Fuga” é apresentado na galeria #3 do CAAA (Centro para os Assuntos da Arte e Arquitectura) em Guimarães, Capital Europeia da Cultura 2012

Transpondo as fronteiras da fotografia e do plano bi-dimensional, o artista integra o espaço, a dança e a imagem em movimento para criar um diálogo entre campos artísticos e media diferentes. Através do registo vídeo, João Paulo Serafim cruza as artes plásticas, a criação teatral a dança e o cinema. Nesta versão do vídeo que já fora apresentado em 2011 no espectáculo « Fuga sem fim » o artista põe em causa a habitual narrativa ligada ao cinema e através de sucessão de planos, da dupla projecção e da repetição aliada a aleatoridade, cria uma atmosfera performativa e infinita.

Um longo corredor, como se de um ponto de fuga se tratasse, é central nesta obra, um arquivo com estantes repletas de caixas arquivadoras e livros de registo –aparentemente – marca o nosso campo de visão e a acção que nele se desenvolve. A cenografia e a coreografia que aqui acontecem e interagem, propõem levar-nos a questionar, de uma forma poética e súbtil, a nossa relação com a memória e o registo da memória colectiva, temáticas também centrais na obra do artista.

Curadoria : Projectomap

Local / Place

CAAA – Centro para os Assuntos da Arte e Arquitectura
Rua Padre Augusto Borges de Sá,
4810-523 Guimarães, Portugal
google maps
geral@centroaaa.org
www.centroaaa.org
253 088 875